sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ATIVIDADE_ "BATOM BIKE?"



IMAGEM RETIRADA DE: http://1.bp.blogspot.com/_NHdOQ6Lo52Q/TU_v7J8Qr_I/AAAAAAAAORQ/o9C0FhYnXGE/s1600/liberdade+1.jpg


Olá galera!
Depois da aula empolgante de Diplomática e Tipologia Documental nesta sexta-feira (23/11/2012), "pedalei" horrores para chegar o mais rápido possível ao meu destino e vos informar que a atividade sugerida em sala de aula deverá ser postada aqui mesmo no blog.

Sendo assim, segue abaixo O TEXTO para análise da definição do "BATOM BIKE".


 “BATOM BIKE” composto apenas por mulheres, é um blog irreverente na sua plena concepção e expressão de se envolver com a informação.

O título do blog foi escolhido pelas alunas do curso de arquivologia Érika Soares, Jéssica Sampaio, Juliana Maria e Marina Scardovelli, pelo seguinte fato:

A expressão compreende no seu sentido próprio e conotação figurada a liberdade de se expressar, interagir e ampliar socialmente os novos conhecimentos na ciência da informação.
Essa comparação divide-se e ramifica por que se complementam nas plenas emoções transmitidas quando se explora a liberdade de pedalar, escolher e desvendar novos caminhos, comparativamente à mesma emoção da liberdade de conhecimento adquirido pelo estudo teórico e prático da Tipologia e diplomática documental.   Pois à medida que se adquire conhecimento mais adquirimos interpretação da realidade.

Dessa forma,
“Nossa liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher.
O conhecimento aumenta nossas possibilidades de escolher.
Logo, o conhecimento aumenta nossa liberdade.”

8 comentários:

  1. Acreditamos que o texto e a imagem formulados pelo grupo apresentam seu “plano estratégico”, definem sua “identidade organizacional”. Implicitamente demonstram Missão, Visão e Valores, ou seja, a razão de ser, o que se pretende alcançar em um futuro próximo (ou à longo prazo) e os atributos positivos que deverão ser seguidos. Estabelecem sua estrutura, seus objetivos e suas ações, delineando metas a serem alcançadas. A intenção do Batom Bike é criar uma marca que se fixe na cabeça das pessoas. Portanto, no caso de uma análise diplomática poderíamos considerar que acabamos de descrever um documento chamado Anúncio Publicitário, com o mesmo formato, em sua forma original, de gênero textual e suporte digital ou eletrônico. Em relação à tipologia o que se diz é que a função do mesmo é a de atrair leitores, comover as pessoas, fazer com que se identifiquem com a causa para que sigam o blog, se tornem frequentadores assíduos da página web, e a estratégia para tal é a ênfase em atitudes conjuntas, que reflitam a importância da cooperação, de maneira que, considerando o exposto, o produtor arquivístico é em essência o próprio blog, mas os demais blogs discentes também podem ser, dependendo do contexto.

    Aline, Diana, Maiara e Priscila.

    ResponderExcluir
  2. O texto de apresentação do grupo explicita de forma irreverente a sua identidade e o objetivo do blog. Além disso, demonstram de forma subjetiva, estabelecendo metas, os caminhos que deverão ser trilhados para o alcance do objetivo. Diplomaticamente, o documento é um texto publicitário, na tentativa de chamar a atenção leitor. Tem forma original e apresenta gênero textual e iconográfico, no suporte digital. Tipologicamente, a função do texto é atrair o leitor para novos conhecimentos "emoções"; implicitamente convida o leitor a seguir o blog. Considera-se, neste caso, que o produtor arquivístico é o próprio blog.

    João Paulo Berrêdo e Tuila Barros.

    ResponderExcluir
  3. O grupo Batom Bike apresenta como objetivo central a liberdade. Essa postagem mostra um pouco do intuito do grupo quanto a isso. A imagem é clara quanto ao objetivo de se libertar e conhecer novos caminhos em busca de conhecimento.
    Quanto à analise diplomática da postagem, se trata de uma publicação informativa; o suporte é digital ou eletrônico; o gênero é textual e iconográfico; a forma é original; formato é postagem em blog.
    Quanto à tipologia, o blog em questão tem a função de divulgar o pensamento do grupo e mostrar para os leitores a importância de se libertar para conhecer novas experiências e que esses leitores possam se tornar frequentadores da página e que possam compartilhar dos mesmos ideais que o produtor arquivístico (Batom Bike).


    Danyella Cristina, Jéssica Oliveira, Luis Eduardo, Yago Werner.

    ResponderExcluir
  4. O grupo Arquivo News analisou e compreendeu que o texto e a imagem apresentada uma busca para definir a identidade com base no nome do blog. A palavra “bike” significa: quanto mais conhecimento adquirido mais barreiras irão se romper e com isso caminha-se mais longe, ou seja, quanto mais atividades o grupo desenvolver amplia-se o conhecimento que de quem está produzindo e de quem está recebendo essa informação. A palavra “batom” é compreendida quando percebemos que o grupo é composto apenas por mulheres.
    Assim podemos dizer que o título do blog significa: mulheres “pedalando” em busca do entendimento da tipologia e diplomática documental, mas as informações não estão restritas a um gênero e sim para todas as pessoas a quem esse assunto interessa.
    Análise diplomática: o documento chama-se Batom Bike, tem a propostas de definir a identidade do blog. Suporte eletrônico, forma original, formato virtual e gênero textual.
    Análise tipológica: a função do texto é desperta o interesse aos leitores e o produtor arquivístico é o próprio blog.

    Douglas Zica, Vinicio Luis, Raissa Mota, Matheus Apolinario

    ResponderExcluir
  5. Após ler o texto e, obviamente, o comentário dos colegas, percebi que o objetivo do texto e da imagem postado neste blog, batom bike, é transmitir o que as meninas estavam pensando ao criá-lo, o blog, no caso. Acredito que a ideia central foi poder expressar a liberdade que o texto escrito possibilita. Os braços abertos como o boneco da foto, representa universalmente a liberdade e, a mensagem ao final do texto, deixa claro o mecanismo de se alcançar tal liberdade, ou seja, através do conhecimento.
    Particularmente, a metáfora do conhecimento possibilita liberdade incomoda. Pois quanto mais eu conheço, mais vejo que nada pode ser feito. Mas esse é uma sentimento pessoal.

    Enfim, essa é a análise do grupo DIGA Formaturas UnB.

    ResponderExcluir
  6. O grupo arquivo4x4 conclui que a intenção do grupo "batom bike" com o texto e a imagem postados no blog foi de expor sua identidade e originalidade a partir da fusão entre estas duas palavras. 'Batom' faz referencia à todas as integrantes femininas do grupo, e bike é uma analogia da liberdade de percorrer caminhos ainda desconhecidos e apreciar essa emoção através da busca do acréssimo de novos conhecimentos para a Ciência da Informação.
    Através de uma análise diplomática, pode-se concluir também que a postagem é um documento publicitário, de forma original, suporte digital, gênero textual e imagético e o produtor considera-se como sendo o blog. Em uma análise Tipológica, a intenção do grupo é de chamar a atenção de leitores interessados no tema desbravador com um ar libertador e feminino.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário tem como objetivo analisar o texto disponibilizado pelo Grupo "BATOM BIKE", disponível no link http://batombike.blogspot.com.br/2012/11/atividade-batom-bike.html.
    Um documento carrega consigo diversas informações que vão além daquelas descritas no texto, propriamente dito, que correspondem normalmente à intenção principal do autor, mas vamos lá.
    Segundo o manual Como Fazer, produzido pelo Arquivo do Estado de São Paulo, "não é possível dissociar a diagramação e a construção material do documento do seu contexto jurídico-administrativo de gênese, produção e aplicação". Essa concepção direciona nossa análise.
    Ao observar o texto em questão foi identificado que o Protocolo Inicial da publicação atende minimamente ao preconizado em uma análise diplomática, segundo o manual Como Fazer, são registradas uma saudação inicial, a exposição de um título e um direcionamento da produção documental ao público usuário do Blog.
    São observados ainda, uma disposição adequada do texto em relação a sua estrutura, que é concluído com um Protocolo Final onde são registrados a assinatura e horário de publicação que auxiliam o usuário (leitor) do Blog a se situar cronologicamente.
    Esses elementos contribuem significativamente para a caracterização do documento e consequentemente para uma organização tipológica no contexto de sua produção.
    No ambiente eletrônico as estruturas documentais são frágeis e facilmente mutáveis, requerendo ferramentas que reforcem a confiabilidade e credibilidade da produção em relação ao autor.
    Para o Blog "BATOM BIKE" reconhecemos o formato como sendo Publicação de Blog, na forma original, no suporte digital sob o nome: Atividade "BATOM BIKE". E por fim, consideramos o gênero como sendo textual e iconográfico.
    É isso, utilizamos para essa análise alguns conceitos disponíveis nos sites do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e do Arquivo do Estado de São Paulo.
    E em relação ao conteúdo, o texto busca expressar o modo de atuação do blog, relacionando dessa forma, o titulo do blog e o tema proposto para o trabalho no decorrer do semestre.
    Abraços!

    Jéssica Queiroz, Fernando Medeiros, Maria Helena, Patrick Ramos e Rodrigo de Freitas

    ResponderExcluir

  8. Com o intuito de esclarecer aos colegas visitantes deste blog, o objetivo principal na definição do texto, teve foco explicitar que as informações contidas em “BATOM BIKE” não seria um grupo de garotas que tratam sobre o assunto de montain bike, mas um blog de conteúdo inerente à Diplomática e Tipologia Documental e sua relação com a liberdade de adquirir conhecimento por vários caminhos, análises ou contextualizações.
    Fazendo análise, o grupo conclui:
    -Suporte: Digital
    -Espécie: blog
    -Forma: Original
    -Formato: Postagem de blog
    Gênero: Textual
    Produtor: Grupo BATOM BIKE

    ResponderExcluir