segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Análise de Fraudes Reais

Imagem retirada de: http://www.jairsampaio.com/2012_03_08_archive.html_

Imagem retirada de: http://www.jairsampaio.com/2012_03_08_archive.html_
Então galera, tendo em vista as nossas aulas de sexta (14-12-12) sobre documentos fraudados, estamos postando estas imagens. Trata-se de documento apreendido pela Polícia do Rio Grande do Norte, onde José Pereira Targino Filho, 29 anos, natural de Jandúis no RN, acusado de inúmeros crimes, inclusive pistolagem, clonou o RG do nome presente na identidade. Vimos que para analisar um documento, é necessário ter um olhar apurado. Além da clonagem é perceptível as diversas falhas apresentadas neste documento. Com base na proposta da atividade sugerimos à equipe, percorrer as "manobras" apresentadas acima.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como o grupo cita o que acorreu foi uma clonagem de RG que apresenta vários erros nítidos que são: o corte feito na borga do RG; a digital foi feita usando todo o dedo, quando que o correto seria apenas a barriga do dedo; a existência de um X na assinatura; o número que está registrado na data de expedição além de estar em uma fonte e tamanho diferentes, não tiveram o cuidado de atentar de que o mês tem no máximo 31 dias, a data utilizada foi 33/06/07; em um RG original a foto é cheia de furinhos, feitos na delegacia ou no órgão onde expede o documento, e nesse caso os furos foram feitos a mão pelo próprio falsificador e por ultimo, na informação contida na naturalidade e no documento de origem estão diferentes, pois no primeiro não foi identificado o estado.


    Com base no texto de Duranti, documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinado com o nome de pessoas competentes para criá-los. O RG apresentado não e autentico, porque José Pereira Targino Filho não tem autoridade para produzir tal documento. O mesmo também não e verídico, por não apresentar informação correta e verdadeira.


    Referência Bibliográfica: DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996.

    ResponderExcluir