quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Filme Duplicity

http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/delegacias-da-policia-federal-na-bahia-nao-estao-emitindo-passaporte/

Imagem adaptada pelo grupo Batom Bike

Depois de assistirmos ao filme Duplicity (2009), com Julia Roberts e Clive Owen, o grupo Batom Bike identificou como tipo documental o passaporte, mencionado por Claire Stenwick, após ter roubado a fórmula considerada revolucionária contra a queda de cabelos.

           Um passaporte é um documento oficial emitido por um país que serve para seu portador transitar em diferentes países e culturas. No Brasil, ele é emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), sendo solicitado por meio de formulário disponível no site <http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte> e pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU. Alguns dos elementos essenciais do passaporte brasileiro são: nome, sobrenome, fotografia, nacionalidade, data de nascimento, sexo, entre outros.

Suponhamos que Claire ficou desesperada em ser acusada de roubo. Então, ela resolveu pedir a emissão de um passaporte brasileiro com os dados de outra pessoa a seu ex-namorado, um agente da Polícia Federal. Como seu ex-namorado sempre a achou “uma linda mulher”, muito parecida com a famosa atriz americana Julia Roberts, o agente resolveu emitir para Claire o seguinte passaporte, imagem acima.

Desse modo, o passaporte apresentado é autêntico diplomaticamente, legalmente e historicamente?
Conforme Duranti, o passaporte é um documento diplomaticamente autêntico, por se tratar de um documento que foi emitido por um Policial Federal que teria a competência para criar tal documento, no Brasil, em determinado período. Também pode ser considerado um documento legalmente autêntico, pois existe um representante do Departamento de Polícia Federal que garante sua genuidade, mesmo sabendo da inveracidade do documento. Agora, não é considerado um documento historicamente autêntico, uma vez que não é o testemunho de uma informação verídica.

Imagens retiradas do Google Imagens e <http://contigo.abril.com.br/noticias/julia-roberts-pode-ser-rainha-ma-em-versao-de-branca-de-neve>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário