quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Atividade Desafio

Referência: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/depois-de-multa-a-ciclista-bicicleta-eletrica-sera-regulamentada-no-rio


Olá galera!!! 

Em uma de nossas pedaladas, paramos um pouquinho para descansar, enquanto isso  comentamos sobre as multas que o ciclista Marcelo Toscano Bianco (foto acima) recebeu além de ter sua bicicleta apreendida por estar sem capacete e por não ter habilitação para  veículo acima de 50 cilindradas, quando parou para fotografar uma tenda da blitz da lei seca  que ocupava todo o espaço da ciclovia. O que nos intrigou foi o fato de na época ainda não existir a regulamentação específica ao uso de bicicletas elétricas no Município do Rio de Janeiro. 

De acordo com a reportagem abaixo e o texto de Duranti 1 do blog mãe, comente sobre a autenticidade e a veracidade das multas recebidas por Marcelo Toscano.

6 comentários:

  1. As multas recebidas por Marcelo Toscano são consideradas autênticas pelo fato das características do documento criado, ou seja, a multa, corresponderem de fato e esse tipo documental, podendo assim exercer sua função administrativa e por comprovar que a multa foi concedido pela infração cometida pelo cidadão, traduzindo a emissão do documento pela prática de uma determinada ação, os quais estes apresenta-se como um sendo "reflexo" do outro. Conforme visto, a autenticidade não está vinculada à veracidade dos documentos. Nesse exemplo considero a multa como não sendo um documento verídico, visto que veracidade está ligada ao conteúdo do documento, e o conteúdo do documento não apresenta comprovação legal referente a vigência de legislação de bicicletas elétricas no Município do Rio de Janeiro conforme citado na reportagem, no período de aplicação da multa não existia nenhuma norma que regulamentasse tais fatos.

    ResponderExcluir
  2. CHALLENGE ACCEPTED!!

    De acordo com a reportagem, o ciclista Marcelo Toscano Bianco, foi multado "por estar sem capacete e por não ter habilitação para veículo acima de 50 cilindradas". Mas será que a multa é autêntica e verídica?

    No texto referido, Luciana Duranti cita que a autenticidade num documento é “quando ele apresenta todos os elementos que foram estabelecidos para fornecer-lhe autenticidade”. E também, que um documento é genuíno "quando ele verdadeiramente é o que diz ser”.

    Antes, Duranti (e depois) afirma sobre os 3 tipos de autenticidade: a legal, a diplomática e a histórica. A multa, referida no caso, é autenticamente legal, pois o documento é legitimado por uma entidade competente, os quais garantem a sua genuinidade. Ela também, é autenticamente diplomática, porque o documento foi criado de acordo com norma e padrão do local e do tempo em questão, além da assinatura das pessoas competentes para criá-los. E por fim, o documento é autenticamente histórico, pois significa que o documento existente prova que um determinado fato aconteceu. Logo, a multa é autêntica.

    Em relação a sua veracidade, considero a multa como um documento verídico, ou pelo menos parcialmente (não sei se isso existe). A explicação é a seguinte: o ciclista Toscano (que recebeu uma multa bastante "tosca") foi multado por dois motivos. O primeiro, "por estar sem capacete" e o segundo "por não ter habilitação para veículo acima de 50 cilindradas" (conhecida como ciclomotor). Pelo primeiro motivo a multa é verídica, mas pelo segundo, não. O primeiro motivo não foi tão tosco assim, o fato de estar sem capacete, neste tipo de veículo, infringe uma multa gravíssima (cf. o artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro). Já o segundo motivo, parece que nem existe uma legislação para ciclomotores no Município do Rio de Janeiro, logo não há porque ter multa.

    Douglas Pitombo - 09/0111303


    DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5).

    ResponderExcluir
  3. Consoante com Luciana Duranti um documento é autêntico quando apresenta todos os elementos para preenchê-lo de autenticidade, ou seja, são autênticos quando são escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinado com o nome de pessoas competentes para criá-los. As multas foram emitidas pelo órgão competente, e por esse motivo, as multas são autenticas. Em relação à veracidade dos documentos, Duranti afirma que o documento é genuíno quando é verdadeiramente o que se propõe ser, ou seja, se no documento contiver informações condizentes com a realidade apresentada pelo autor. As multas não são verídicas, pois a infração alegada não está prevista em lei. Portanto, as multas são autenticas e não são verídicas.

    ResponderExcluir
  4. Segundo Duranti, os documentos diplomaticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar por pessoas com competência para criá-lo. As multas recebidas por Marcelo Toscano são autênticas, pois foi feita por uma pessoa que possui a autoridade para emiti-las, porém não são verídicas, uma vez que o Detran do Rio de Janeiro ainda não regularizou as normas para bicicletas elétricas.

    Raissa Mota Castro

    ResponderExcluir
  5. LUIS ANDRÉ DOS SANTOS MONTEIRO - 12/0056844


    Questão polêmica!

    Teoricamente, temos os seguintes aspectos:


    - o documento é verdadeiro ou não?

    Bom, para ser verdade, o documento precisa corresponder à realidade. Ao ser multado, o policial diz que ele se encontra em veículo que descumpre determinada legislação vigente. Tomando por verdade o conteúdo das reportagens, a legislação não se encontra vigente, e, portanto, o condutor não necessitaria atender os requisitos daquela legislação específica até o início da sua aplicação.
    Sendo assim, o documento 'multa' não é verdadeiro, pois toma por base uma lei que não vigora.

    - o documento é autêntico ou não?

    Para que o documento seja autêntico, seu produtor precisa ser legalmente capaz de produzi-lo, nos exercícios normais do dever. Sendo assim, o policial é autorizado à produzir multa e, aparentemente, encontrava-se no exercício legal de sua função. Portanto, a multa é autêntica.

    ResponderExcluir
  6. A legislação vigente na época não incorporava bicicletas elétricas, ou seja, não foi verídica a multa inposta a Marcelo pagar, entretando por ter sido criada por órgão competente, além de manter suas formas administrativas legais e todos os dados corretos a multa torna-se autêntica. Pena foi não ter tomado apenas uma multa, tomou 3 de uma vez!
    Douglas Mendes Zica de Oliveira - 10/0098851

    ResponderExcluir