quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Modelo tipológico

http://paulistaemdestak.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html


Olá pessoal,

Os modelos de análise tipológica mais adequados para o nosso trabalho são o do Grupo de Trabajo de Archiveros Municipales de Madrid (1988-1992) e o do Prof. André Lopez (1999).
Apesar de Luciana Duranti exemplificar os elementos externos e os internos que podem ser aplicados a qualquer forma documental, consideramos que os elementos não são suficientes e tão abrangentes para a análise tipológica dos documentos da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), da Universidade de Brasília (UnB).
Já o modelo apresentado pelo Grupo de Trabajo de Archiveros Municipales de Madrid aponta elementos de análise mais atuais e específicos para os documentos que a DDS possui. Desse modo, pelo modelo de Madrid, identificamos a denominação do documento, a definição, as características externas (classe, suporte, formato e forma), os destinatários, a legislação em vigor, o trâmite, o expediente, o método de ordenação, o conteúdo, a vigência administrativa e a eliminação.
Para completar nossa análise, o modelo de Lopez (1999, p. 84-85) apresenta a ficha de coleta para elaboração de tipologia documental. Esta ficha poderá ser perfeitamente adequada para identificar o local, a data, o gênero, o produtor, o objetivo/função e a fonte do documento da DDS a ser analisado pelo grupo Batom Bike.
 Boa semana a todos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário